sexta-feira, 20 de abril de 2012



"Qual tratado que os brancos respeitaram e os peles-vermelhas quebraram? Nenhum.
Que tratados os brancos fizeram conosco e eles respeitaram? Nenhum.
Quando eu era menino, os sioux eram os donos do mundo; o sol nascia e se punha em suas terras; enviavam dez mil homens às batalhas. Onde estão os guerreiros hoje? Quem os escravizou? Onde estão nossas terras? Quem as possui? Qual é o homem branco que pode dizer que eu jamais roubei sua terra ou um centavo sequer de seu dinheiro? No entanto, eles me chama de ladrão. Que mulher branca, ainda que desprotegida, jamais foi escravizada ou desrespeitada por mim? E, no entanto, eles dizem que sou um índio mau. Que homem branco jamais me viu embriagado? Quem jamais retornou a mim, faminto ou mal-alimentado? Quem jamais me viu batendo em minhas esposas ou abusando de meus filhos? Que lei eu desrespeitei? É errado que eu ame aos meus? Sou desgraçado porque minha pele é vermelha? Porque sou sioux, porque nasci onde viveu meu pai, porque morreria por meu povo e meu país?"




Chefe Boi Sentado, dos sioux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário